Arquivado em Carreira Publicado em
Abril 23, 2014

9 Dicas para não passar vergonha com e-mail

No trabalho eu tenho muito contato com clientes por e-mail e não é raro me deparar com situações desagradáveis (algumas são até engraçadas) por falta de cuidado de quem escreve. 
 
Lauren Conrad deu algumas dicas em seu site para ser um ‘profissional’ do e-mail. Achei tão interessante que resolvi adaptar e publicar aqui, acrescentando minhas observações também. Dá só uma olhada:
 
 
Cuidado com o endereço de email: Por mais óbvio que pareça, ainda tem gente que se queima por conta disso! Vai usar o e-mail para trabalho (ou colocar no currículo)? A melhor opção é optar por seu nome! Já cansei de ver FulanaGatinha@____.com! Até um samurai me mandou e-mail outro dia…
 
Resuma: É importante ser clara e concisa ao enviar um e-mail, afinal você não quer que a outra pessoa entenda algo errado, certo? Se você precisar tratar de vários assuntos (ou fazer várias perguntas) em um mesmo e-mail, aposte nos tópicos!
 
Responder a todos: Não é raro recebermos e-mail com mais gente na cópia, porém é preciso avaliar se sua resposta realmente é interessante a todos. Vale a pena checar com atenção antes de clicar no enviar. Já vi gente solicitando informações pessoais de RH para a empresa inteira…
 
Tenha cautela ao utilizar o e-mail coorporativo: Lembre-se que seu e-mail poderá ser utilizado a favor ou contra você! Seja porque será reencaminhado por quem recebeu ou porque o departamento responsável tem acesso a sua caixa. Antes de enviar, faça uma simples pergunta: “Eu gostaria que meu diretor visse esse e-mail?” Se a resposta for não, aperte delete imediatamente!
 
Pense antes de enviar: Ficou irritada com o que acabou de ler? Vá tomar um café, respire e pense antes de responder, afinal as palavras que você digitar ficarão salvas para sempre! Lembre-se de escrever de maneira amigável e profissional, pois o maior causador de problemas não é o que se escreve e sim como se escreve!
 
 
Assinatura: Não basta colocar seu nome no final de cada e-mail. É importante que sua assinatura contenha todos os seus dados para contato (telefone, celular, etc.), facilitando a vida de quem precisar entrar em contato com você.
 
Não evite o olho no olho: Não dá pra negar que o e-mail é muito prático! Você consegue responder de qualquer lugar e a qualquer hora! Mas é preciso avaliar quando ele deve ser evitado! Se um assunto é muito complexo, vale a pena encarar uma reunião pessoalmente, resolvendo o problema com maior rapidez e não dando margens para erros de interpretação! Sem falar que essa atitude pode demonstrar maior simpatia e interesse no assunto!
 
Escreva certo: Não tem nada mais chato e que acabe mais com a sua credibilidade do que um e-mail mal escrito, cheio de erros de português (ou inglês, espanhol, mandarim, o que for!). Sempre releia antes de enviar. Uma virgula no lugar errado pode mudar todo o sentido do conteúdo! Ta em dúvida de alguma palavra? Procure no dicionário (ou no Google) ou troque por um sinônimo! Acreditam que já recebi e-mail com o nome da empresa que a pessoa trabalha escrito errado? Pois é!
 
Preste atenção no nome da pessoa: Eu CANSEI de receber e-mail com meu nome escrito errado! Ninguém tem a obrigação de saber se é com H ou com dois L, mas gente, a pessoa digitou meu endereço de e-mail corretamente, porque no corpo de -mail digita errado? Essa falta de atenção passa a impressão de desleixo e que você não dá a mínima para pessoa do outro lado! Já fui chamada de Ellem, Elen, Hellen, GISELY…
 
E vocês, também encaram situações assim no dia a dia? Conta aí!
Escrito por /
Post Anterior Próximo Post

Me conta o que achou