Arquivado em Lifestyle Publicado em
13 Abril, 2016

Poupança Gorda #2

Eu deveria ter vergonha de vir aqui com essa cara de pau, mas não tem o que fazer, atrasei mesmo! Haha. Lembram do desafio #PoupançaGorda? Finalmente vim dar meu parecer!
Para saber do que se trata é só ver o primeiro post!
O plano é postar o ‘relatório’ na última segunda feira do mês, mas como acumularam várias tarefas, vou postar o #3 na segunda que vem, combinado? Vamos aos desafios!Desafio 4 – Gestão Financeira
 
Esse desafio é subdividido em mini desafios:
 
4.1. Análise
Nessa parte foi preciso ser bem fria e analisar os gastos com cuidado. Tudo que eu estava pagando estava realmente sendo usado? Fiz uma lista do que eu poderia viver sem, não foi fácil, admito!
 
4.2. Redução e corte
Depois da análise, vem o corte efetivamente. Para algumas coisas achei uma alternativa: eu pagava a assinatura do Spotify, já que passo muito tempo em fretado e gosto de ouvir música para distrair, mas como a versão grátis exigia internet pra funcionar (e o 3G limitado é dose) estava relutando em abrir mão, mesmo sabendo que os míseros 14,90 por mês iam resultar em quase R$ 180,00 no ano!
 
Aí que descobri que minha operadora tem parceria com o Deezer, sem custo e  sem descontar da franquia de internet. Problema resolvido! Também cancelei um cartão de crédito que estava trazendo mais malefícios que benefícios.4.3. Redirecionamento
Com o dinheiro “sobrando” é hora de pensar o que fazer com ele. O meu está indo para adiantar  o pagamento de alguns parcelamentos.
 
4.4. Balanço
Não adianta achar que os passos acima farão milagres, pois é preciso rever o orçamento periodicamente. Fiquei devendo um pouco isso, mas já está na meta para melhorar!
Desafio 5 – Pagando Dívidas
 
O ideal é que qualquer dinheiro que “sobre” seja usado para abater dívidas. Agradeço por não estar gravemente endividada, do tipo com a corda no pescoço. Então, como já falei lá em cima, estou usando esse dinheiro para antecipar algumas parcelas que ainda não venceram.Desafio 6 – Detox Já
 
Se afastar das pessoas “tóxicas”. Pode parecer que isso não tem nada a ver com dinheiro, mas tem sim. Pois esse tipo de pessoa te puxa para baixo e te faz acreditar que você não é capaz. Afastar esses “amigos” tem entrado na minha lista frequentemente, to ficando treinada já haha. 
 
Desafio 7 – Compras Compulsivas
 
Bater o olho em algo e, logo de cara, amar. Se isso acontece comigo, dificilmente saio de mãos vazias. Pelo menos nenhuma dessas compras meio sem pensar ficou sem uso, pelo contrário, parece que só tenho elas no armário! Mesmo assim, ainda tenho um pouco de dificuldade com isso, por enquanto, se estou sem dinheiro tento evitar ir ao shopping, pelo menos até eu ter controle total das minhas emoções + cartão de crédito.Desafio 8 – Identificar as Fontes de Estresse Financeiro
 
Aqui, a autora nos diz para filtrar os 3 pontos que mais nos preocupam financeiramente e focar para solucioná-los. No meu caso: cartão de crédito, financiamentos, pequenas compras (que se tornavam grandes no fim do mês). Como comentei lá em cima, cancelei o cartão, o que já me tranquilizou um pouco nos outros dois pontos. Agora é só controlar melhor as pequenas compras!
 
Partiu ficar rica? Haha. Quem resolver seguir o desafio, me marca pra eu poder ver! 
Escrito por /
Post Anterior Próximo Post

Me conta o que achou

Você vai curtir