Arquivado em Beleza Publicado em
Janeiro 4, 2017

Co-wash: porque aderir nesse verão + produto de 7 reais

Me conta uma coisa: você já ouviu falar em co-wash?

O que é Co-Wash?

Co-Wash é uma abreviação do termo conditioner washing, que em português significa lavagem com condicionador. Ou seja, nessa técnica, pulamos o shampoo na hora de lavar os cabelos.

Esse método é bastante usado pelas cacheadas e crespas, já que esse tipo de cabelo costuma ser mais ressecado, porém, qualquer pessoa pode adotá-lo, independente do tipo dos fios, mas é indicado principalmente para quem tem cabelos muito secos, ressecados, danificados, com química e claro, pra quem está passando pela transição capilar (abandonando o alisamento e passando para a maravilhosidade dos cachos). Nos cabelos oleosos, os fios podem ficar com um aspecto pesado, devido ao excesso de hidratação.

Benefícios

Os detergentes contidos no shampoo, além de retirarem a sujeira, acabam comprometendo a oleosidade natural dos fios e danificando a fibra capilar, o que causa o ressecamento excessivo.

O condicionador possui substâncias limpantes, porém faz uma lavagem mais leve, pois o PH mantém a cutícula selada. O que não resseca os fios. O resultado é um cabelo limpinho e hidratado!

Como escolher o condicionador

Veja bem, não vá sair por aí lavando o cabelo com qualquer condicionador hein! Na hora de escolher, não vale ter preguiça de ler os rótulos: os produtos precisam ser livres de silicones insolúveis, petrolatos e parafina, substâncias muito encontradas em produtos para finalizar os cabelos.

Esses componentes acabam impregnando os fios e só saem com os componentes do shampoo (o famoso sulfato, por exemplo).

Frequência

O recomendado é intercalar as lavagens normais (com uso do shampoo) com o co-wash, mas tudo vai depender do seu cabelo, é preciso ir testando e definir uma frequência pra você.

Agora no verão meu número de lavagens por semana aumentou (pra que tudo isso de calor?) e somou com o ressecamento ~normal dos meus fios, então estou fazendo 2 co-wash seguidos e 1 lavagem com shampoo. É o que tem funcionado pra mim por enquanto. Os fios ficam mais alinhados, com menos volume e frizz.

Como fazer

É mamão com açúcar: aplicar uma quantidade generosa e condicionador (a mesma quantidade que usaria de shampoo) nos fios úmidos e massagear o couro cabeludo/fios. Depois é só enxaguar.

O produto baratex que eu uso

Eu tenho usado o Multy creme multifuncional da Salon Line. O nome é porque ele é 4 em 1: pode ser usado como pré-shampoo, condicionador, co-wash e creme para pentear.

Tem vitamina A, vitamina E e D-pantenol, além ter proteção UV. Ah, claro, é liberado para no poo (sem óleo mineral, petrolato, parafina e silicone.

E o melhor é o preço, como já dei spoiler ali em cima: a versão de 300 ml (maior que essa que eu tenho) custa em torno de 7 reais! Pra comprar é só clicar aqui.

É de levantar a mão pro céu e agradecer né? Hahah

  • Vocês já fizeram/fazem co-wash? Se tiver indicação de produtos, deixa aí nos comentários, please!

*Recebi o o produto citado no stand da marca durante a Beauty Fair, mas fica tranquila que isso não influenciou minha avaliação e a indicação vem do fundo do meu coração hahaha ❤

Escrito por /
Post Anterior Próximo Post

2 Comentários

  • Jaqueline

    Estou em transição capilar e estou quase aderindo a técnica. Tenho medo de sentir que meu cabelo não esta limpo o suficiente, mas hoje em dia tem tantos produtos específicos pra isso. Que bom! Tenho esse mesmo creme da Salon line mas so usava como creme de pentear.
    http://www.blogflorescer.com

    Janeiro 7, 2017 at 12:35 am Reply
    • Helen

      Eu também tinha medo do cabelo ficar ensebado, mas intercalando com a lavagem com shampoo não fica não! Faz o teste e depois me conta o que achou! 😀

      Janeiro 7, 2017 at 12:30 pm Reply

    Me conta o que achou

    Você vai curtir