Arquivado em Carreira Publicado em
21 Dezembro, 2017

Estresse pós férias? Não se você seguir esses 4 passos antes do descanso

O fim de ano chega e um neon piscante escrito férias já toma conta da nossa mente, certo? O problema é quando vem janeiro rola aquele estresse: você volta perdida. Parece que ficou anos fora e a empresa mudou radicalmente.

 E aí acontece aquele período de readaptação, que você não produz nada, apenas fica dias lendo os 10.000 e-mails acumulados para tentar entender o que aconteceu no período em que esteve fora. Essa história parece familiar pra você?

E aí, toda a sua calma e leveza das férias vão embora e logo na primeira semana você já tá desejando os próximos dias de descanso!

Imagem via Freepik

Mas pra evitar esse estresse todo, é só se preparar antes. Seguindo esses 4 passos antes de se despedir do escritório, a sensação relax vai durar muito mais na volta:

Delegue

Não é porque você está fora que o trabalho vai parar. Escolha quem será o responsável por te substituir nesse período. Mas não esqueça o bom senso: não é simplesmente chegar na mesa da pessoa, jogar sua pasta em cima e dizer tchau. Entenda que o outro funcionário também tem as funções dele. Portanto, separe um horário para que vocês possam se reunir e alinhar tudo direitinho. Feito isso, claro, é bom deixar o chefe ciente!

Liste suas tarefas

Por mais que você tenha adiantado algumas entregas, sempre fica alguma pendência que exige um acompanhamento. Ótimo que você copiou no e-mail a pessoa que ficará responsável pelas suas atividades quando estiver fora. Mas por que não facilitar a vida do coleguinha? Faça uma lista, com um breve resumo de cada situação pendente e adicione o contato do responsável. Assim seu colega não precisa ler todos os 50 e-mails trocados para entender o que está acontecendo. Se ele achar necessário algo mais detalhado, aí sim ele busca no histórico.

Imagem via Freepik

Avise que estará de férias

Não basta apenas sua equipe e seu chefe saberem que estará fora. Informe os demais departamentos relacionados ao seu trabalho, fornecedores, clientes… o e-mail com resposta automática ajuda muito, mas para os clientes mais importantes, que tal gastar um tempinho fazendo um telefonema? Essa atenção com certeza vai contar pontos positivos para você.

Planeje a volta

Eu sei, você nem saiu ainda e o que menos quer pensar é na hora de voltar. Mas já deixe agendado reuniões com seu colega que o substituiu, chefe e quem mais achar necessário. Assim não corre o risco das agendas deles estarem lotadas quando você voltar e levar dias até que consiga conversar com todos para entender o que está acontecendo.

  • E você, já se preparou para as férias? Deixa aí nos comentários ou lá no Instagram sua dica para tornar a volta das férias menos traumática!
Post Anterior Próximo Post

Me conta o que achou

Você vai curtir