Arquivado em Carreira Publicado em
13 Janeiro, 2018

Home Office: como ser mais produtiva trabalhando em casa

Em 2017 minha vida profissional mudou radicalmente, pois troquei o ambiente corporativo pelo home office. Se eu disser que esses meses foram fáceis, estarei mentindo, já que é necessário ter o dobro de disciplina, afinal, não há chefe e você é responsável por definir seus prazos. Isso sem contar as distrações, né? Mas se dedicando e seguindo algumas dicas, é possível sim ser produtiva trabalhando em casa, olha só:

Como ser produtiva trabalhando em casa

Planeje o dia seguinte no fim do expediente

Não importa se é digital ou em papel, mas é importante que você tenha uma agenda para anotar suas atividades. Eu gosto de aproveitar o fim do dia para planejar o dia seguinte. Faço uma lista de tudo que preciso fazer, calculo um tempo para cada tarefa e depois defino os horários para cada atividade. Aqui é importante ser realista, não adianta colocar mil coisas que você sabe que não vai conseguir cumprir. Não há sensação melhor do que riscar uma tarefa cumprida! Haha

Saiba qual horário você é mais produtiva

E realize as tarefas que exigem mais energia nesse horário. Independente do trabalho, sempre tem aquelas tarefas mais chatinhas, mas que precisam ser feitas. Eu prefiro fazê-las logo de manhã, enquanto estou com a cabeça fresca, mas isso varia de pessoa para pessoa. Descubra seu melhor horário!

Avise os familiares

Lembra que eu comentei das distrações? Se você divide a casa com alguém é bem provável que essa pessoa também precise se adaptar ao seu novo estilo de trabalho. Por isso, informe que entre 8h e 17h (ou qualquer que seja seu horário de trabalho) você estará trabalhando e que não deve ser interrompida (a menos que seja uma emergência, claro).

Mantenha sua estação de trabalho organizada

Separe um cantinho da casa para ser seu escritório. O ideal é que ele tenha uma certa privacidade e esteja sempre organizado. Mantenha por perto tudo que pode precisar durante o expediente: materiais de escritório, documentos, etc. Isso evita que você precise passear pela casa procurando por uma caneta e acabe sendo seduzida pelo filme da Sessão da Tarde.

Use sapatos

Tá, eu sei que essa dica parece meio estranha, mas se arrume para trabalhar! Claro, não precisa de uma super montação, mas evite ficar de pijamas o dia inteiro. O fato de trocar de roupa e não estar de chinelos faz com que a gente vire a chavinha do modo de bobeira em casa para profissional pronta para arrasar.

  • Agora me conta, qual sua técnica infalível para ser produtiva trabalhando em casa? Deixa aí nos comentários ou lá no Instagram que eu vou amar saber!

Imagens: Freepik

Post Anterior

Me conta o que achou

Você vai curtir